top of page

CORPO DOCENTE

 

O corpo docente do Curso conta com um total de 32 (trinta e dois) professores, sendo no início 25 (vinte e cinco) permanentes (dezessete na área de Inovação Biofarmacêutica e Biotecnológica e dez na área de Gestão da Inovação, Propriedade Intelectual e Empreendedorismo) e 7 (sete) docentes colaboradores (dois na área de Inovação Biofarmacêutica e Biotecnológica e cinco na área de Gestão da Inovação, Propriedade Intelectual e Empreendedorismo) (Tabelas I-IV).

 

Vale mencionar que estamos seguindo as regras estabelecidas pela CAPES para participação docente em diferentes programas de pós-graduação.

 

Os docentes estão distribuídos no campus da UFMG entre as várias unidades e doze departamentos, incluindo Fisiologia-Biofísica (8), Química (3), Odontologia Restauradora (1), Bioquímica-Imunologia (3), Parasitologia (1), Biologia geral (3), Produtos Farmacêuticos (1), Análises Clínicas e Toxicológicas (1), Propedêutica Complementar (1),  Direito Público (2), Ciências Econômicas (1), Ciências Administrativas (2) e Engenharia de Produção (5). O total dos professores atuam em regime de 40 horas/Dedicação Exclusiva na UFMG.

 

Como mostramos anteriormente, os docentes da área de Inovação Biofarmacêutica e Biotecnológica participam de 6 linhas de pesquisa e, nesse contexto, desenvolvem atualmente de 28 projetos de pesquisa com financiamento; os docentes da área de Gestão da Inovação, Propriedade Intelectual e Empreendedorismo participam de 3 linhas de pesquisa e de 20 projetos de pesquisa

 

Todos os docentes do curso são doutores. A elevada qualificação do corpo permanente para desenvolver pesquisas de ponta é ilustrada pelos seguintes indicadores: 56% dos docentes permanentes já participam como orientador permanente de um curso de pós-graduação com conceito 7 na CAPES, na sua área especifica de formação; 48% desses docentes são pesquisadores nível 1 do CNPq e 28% nível 2.

 

O corpo docente tem dimensão adequada para atender quinze alunos que poderão ingressar no primeiro ano de oferta Curso de Doutorado em Inovação Tecnológica e Biofarmacêutica.

 

Para obter credenciamento ou renovação dele, o docente deverá ser portadores do título de Doutor, ou equivalente, demonstrar experiência prévia com orientação de tese ou dissertação e envolvimento em pesquisa tecnológica ou na área de Gestão da Inovação, Propriedade Intelectual e Empreendedorismo, ou seja, ter participado do desenvolvimento de produto(s) e/ou processo(s) tecnológico(s) nos últimos 3 (três) anos ou ter publicado pelo menos 2 (dois) artigos ou capítulos de livro relacionados às áreas de concentração do curso nos últimos 3 (três) anos.

 

 

 

 

bottom of page